8100 X-CESS GEN2 5W-40 1L
Óleo para motor a gasolina e diesel
100% Sintético
Lubrificante de alto desempenho 100% sintético, especialmente projetado para veículos recentes e equipados com
motores de alta cilindrada, gasolina e diesel, com turbo ou não, com injeção direta ou indireta.
Produto multi-aplicação que atende diversas aprovações de fabricantes e especialmente recomendado para veículos
ainda cobertos por garantia.
Adequado para todos os tipos de combustível: gasolina com e sem chumbo, etanol, flex, GLP, GNV ou diesel.
Compatível com catalisadores
O desempenho ACEA B4 requer excepcional capacidade detergente/dispersante e uma resistência aumentada à elevação
de viscosidade pela fuligem produzida por motores diesel de injeção direta (com exceção dos motores VW com injetores
unitários, que requerem um produto VW 505 01 como o MOTUL Specific 505 01 502 00 5W-40 ou 8100 X-clean 5W-40).
A especificação BMW Long Life-01 impõe restrições severas sobre o lubrificante, especialmente pelo sistema Valvetronic.
Ela cobre todos os motores BMW de 2001 a 2004 e todas as especificações BMW prévias como a BMW LL-98.
A partir de 2004, veículos BMW requerem produtos BMW LL-04 como o MOTUL 8100 X-clean gen2 5W-40, 8100 X-clean
EFE 5W-30, 8100 X-clean+ 5W-30, ou Specific LL-04 5W-40.
A norma BMW LL-01 cobre também todos os motores a gasolina que operem somente fora dos países da União Européia,
Suíça, Noruega e Liechtenstein. Consulte as recomendações da BMW em caso de dúvida. MOTUL 8100 X-cess gen2
5W-40 cumpre com todas as especificações da norma BMW LL-01 do grupo BMW para veículos BMW, MINI e ROLLS-
-ROYCE sem exceções por exemplo para modelos antes e depois de 2019. Para modelos até 2019, MOTUL X-cess
5W-40 também pode ser usado.
A norma MERCEDES MB 229.5 é mais restritiva do que a 229.3 em termos de envelhecimento e resistência da película
de óleo (intervalo de troca pelo computador de bordo), capacidade detergente/dispersante (ACEA B4) e requer um desempenho de economia de combustível de 1,7% acima do 15W-40 de referência. A especificação MB 229.5 se aplica a todos
os motores a gasolina da MERCEDES, incluindo AMG (na viscosidade 5W-40), com exceção do SLR, e todos os motores
MERCEDES diesel sem DPF. A especificação MB 226.5 é similar à 229.5 e se aplica a motores MERCEDES a gasolina
adquiridos da parceria MERCEDES/RENAULT-NISSAN.
A norma Porsche A40 requer extrema resistência à degradação da viscosidade. Essa especificação se aplica a todos os
motores da PORSCHE, com exceção do Cayenne V6 e versões diesel (para esses motores específicos, use um lubrificante A40, C20 ou C30 aprovado pela Porsche.
A RENAULT desenvolveu as normas RN0700 e RN0710 para óleos capazes de tolerar as restrições térmicas mais
severas, juntamente com compatibilidade com sistemas de pós-tratamento.
A norma Renault RN0700 se aplica a todos os motores aspirados a gasolina (exceção para o Renault Sport) do Grupo
RENAULT (Renault, Dacia, Samsung).
A norma RN0700 também se aplica a veículos Renault diesel equipados com motores 1.5 dCi sem DPF de menos de 100
HP de potência e trocas óleo de 20.000 km ou 1 ano.
A norma Renault RN0710 se aplica a todos os motores turbo gasolina, Renault Sport e diesel sem DPF do grupo
RENAULT (Renault, Dacia, Samsung).
A norma RN0710 não se aplica a veículos RENAULT diesel com motores 1.5dCi sem DPF de menos de 100HP de
potência e trocas de óleo de 20.000 ou 1 ano que requeiram especificamente um lubrificante RN0700. Para o 2.2L dCi
com DPF, use somente lubrificantes RN0710, e não os RN0720.
Os níveis de desempenho FIAT 9.55535-H2, M2, N2 e Z2 impõem que o óleo motor combine tanto a norma ACEA A3/B4
quanto a viscosidade 5W-40 para lubrificar perfeitamente a maioria dos seus motores gasolina e diesel da FIAT, ALFA-
-ROMEO, e LANCIA produzidos antes de julho de 2007, especialmente motores Twin Turbo Diesel (FIAT 9.55535-Z2).
A norma GM-OPEL Diesel LL B-025 requer duas propriedades principais do lubrificante: alto HTHS e baixíssima volatilidade para reduzir drasticamente o consumo de óleo. O MOTUL 8100 X-cess 5W-40 é especialmente recomendado para
motores OPEL a diesel como os 2.0L e 2.2L DTI (intervalo de troca pelo computador de bordo).
A PSA desenvolveu a norma B71 2296 para prover alta estabilidade térmica e garantir resistência excepcional a altas
temperaturas, evitando borras e aumento de viscosidade criadas pela fuligem de resíduos de combustão.
A norma PSA B71 2296 é adequada para alguns motores PSA a gasolina e diesel que requeiram esta norma: sempre
consulte a recomendação na literatura técnica.
Grau de viscosidade SAE J 300 5W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.849
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 75.1 mm²/s
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 13.5 mm²/s
Viscosidade HTHS a 150°C (302°F) ASTM D4741 3.8 mPa.s
Índice de Viscosidade ASTM D2270 186.0
Ponto de fluidez ASTM D97 -45.0 °C / -49.0 °F
Cinza Sulfatada ASTM D874 1.10 % massa
TBN ASTM D2896 10.2 mg KOH/g
1 x de R$69,83 sem juros | Total R$69,83 | |
2 x de R$37,58 | Total R$75,17 | |
3 x de R$25,43 | Total R$76,28 | |
4 x de R$19,35 | Total R$77,41 | |
5 x de R$15,69 | Total R$78,43 | |
6 x de R$13,23 | Total R$79,36 | |
7 x de R$11,44 | Total R$80,11 | |
8 x de R$10,15 | Total R$81,16 | |
9 x de R$9,13 | Total R$82,18 | |
10 x de R$8,29 | Total R$82,85 | |
11 x de R$7,63 | Total R$83,88 | |
12 x de R$7,08 | Total R$84,92 |